Electrónica e Programação para som

Público-Alvo: Este workshop é para toda a comunidade e destina-se a pessoas maiores de 12 anos. O conhecimento prévio em programação é útil mas não é necessário (Número mínimo de 8 pessoas). 

Data: 21 de Outubro de 2023, das 10h às 13h.

Datas anteriores:

  • 1 de Outubro de 2023

Já alguma vez pensou se será possível ouvir as estrelas a brilhar, ou até o cérebro a pensar? A sonificação de dados é a representação sonora de informação obtida da observação de fenómenos físicos permitindo a sua análise escutando-os, e é utilizada por exemplo no estudo de fenómenos astronómicos. Este workshop utiliza o micro:bit, um microcontrolador com vários sensores embutidos, para aprender a fazê-lo.

Venha ao Change Makers descobrir como funciona!

Porquê este tema?

Estas é uma área abrangente que junta a criativade à ciência e à tecnologia e com aplicação em todos os domínios de investigação. Para além disso é divertida!

Neste workshop o Change Makers propõe:

1. Fazer música com micro:bit: introdução ao áudio digital e seus parâmetros (volume, frequência, timbro, tempo) para gerar melodias e sons que descrevem o comportamento de dados em tempo-real, 

2. Programação: Introdução à linguagem de programação por blocos (Makecode), parecida à linguagem Scratch, intuitiva e acessível também para leigos em código. 

3. Eletrónica: Introdução aos concéitos fundamentais da eletrónica e aos circuitos dos sensores e atuadores para os quais o microcontrolador micro:bit é apropriado. 

4. Dotar os participantes dos conceitos básicos para sonificar dados em tempo-real de forma eficaz e personalizada. 


Se tem curiosidade em aprender os termos mais “técnicos” e ter um olhar mais profundo sobre os temas a abordar no workshop: