Quem somos

O NUCLIO, fundado em 2001, é uma associação sem fins lucrativos e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, constituída por um grupo de cientistas, investigadores, professores e formadores, especializados em diferentes áreas científicas assim como nas áreas da psicologia da educação e do ensino das ciências. A missão do NUCLIO é levar a inovação e desenvolvimento na educação a todas as partes do mundo e promover a diversidade, a inclusão e uma educação holística e envolvente para todos. Neste sentido, o NUCLIO desenvolve, coordena e participa como parceiro em diversos projetos nacionais e internacionais dedicados à inovação em educação, e apoia professores(as) e alunos(as) na sua implementação nas escolas. Sendo um centro de formação acreditado pelo Concelho Científico-Pedagógico de formação contínua da Universidade do Minho, e coordenador do programa internacional de formação Galileo Teacher Training Program, o NUCLIO já atingiu mais de 50 000 professores de mais de 120 países com as suas ações de formação. Desde o início, a astronomia tem sido um veículo de eleição da equipa, na sua missão de tornar este mundo um local melhor para todos, num planeta que visto do espaço, realmente não tem fronteiras. Acreditamos que a educação é a ferramenta mais poderosa que o ser humano tem para oferecer à sociedade uma forma de vida culta, informada, pacífica e respeitosa.

A InovLabs é uma startup educacional constituída por uma equipa internacional de profissionais com formação em ciência, engenharia e design de produtos, com experiência nas artes e que partilha a mesma paixão pela inovação, educação e tecnologia. O objetivo da empresa é de aconselhar e apoiar escolas e professores na implementação da educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) fornecendo um ecossistema integrado de produtos e serviços para ensinar STEAM dentro e fora da sala de aula. A InovLabs disponibiliza e facilita nas escolas projetos interdisciplinares para todas as idades desenhados de acordo com o currículo nacional através da oferta de tutoriais e orientação para professores e alunos. Além disso, oferece todo o material e suporte técnico necessário para o ensino de STEAM, incluindo kits e equipamentos tecnológicos. A missão da InovLabs é oferecer a melhor educação possível para as nossas gerações futuras.

A equipa Change Makers

Priscila Doran

Priscila formou-se em Biologia e fez uma pós-graduação em psicologia da educação, estando a desenvolver um doutoramento nessa área. Trabalha no NUCLIO onde desenvolve e coordena projetos na área da inovação da educação, sendo também formadora, certificada pelo CCPFC. Acreditando numa educação mais inclusiva, que respeite todos e que promova a diversidade, a Priscila coordena projetos focados na inovação pedagógica, nomeadamente, na avaliação formativa e inclusiva dos alunos, na utilização do Design Thinking como parte da dinâmica escolar, a aprendizagem centrada no aluno, a educação STEAM, a filosofia Open Schooling, entre outros. A Priscila adora todo o tipo de artes e está sempre disposta a embarcar em desafios criativos! Coordena atualmente também o projeto Change Makers, em nome do NUCLIO, com o intuito de envolver toda a comunidade numa partilha de conhecimento, tornando a aprendizagem num percurso acessível a todos e todas que assim o queiram.

Nuno Charneca

Engenheiro Biofísico, professor universitário e com um doutoramento em Sistemas de Informação Geográfica e Geoinformática, o Nuno decidiu juntar os seus conhecimentos à missão de melhorar a educação em Portugal. É um dos membros fundadores da InovLabs e dedica o seu trabalho ao desenvolvimento de currículos STEAM nas escolas, empoderando professores e alunos com conhecimentos e competências fundamentais, enquanto desenvolvem projetos que os entusiasmam. Abrindo os horizontes dos alunos com quem trabalha, e abraçando os seus interesses, o Nuno ajuda-os a descobrir de que forma os podem aplicar enquanto constroem protótipos, robôs, skates e toda uma variedade de produtos com valor para eles. É formador certificado pelo CCPFC e um forte convicto do aprender fazendo. Coordena o projeto Change Makers em nome da InovLabs, com o intuito de partilhar os seus conhecimentos STEAM com todos os que tiverem vontade de aprender.

David Sousa

O David licenciou-se em Física, realizou um mestrado em Ciência Cognitiva e outro em Antropologia. Investigador em biofísica e psicologia social. Explicador de matemática e físico-química, tem uma vasta experiência em trabalhar com alunos e encontrou em si a vontade de melhorar o ensino e a forma como os alunos exploram o seu percurso de aprendizagem na escola. Faz parte da equipa do NUCLIO na coordenação de projetos na área da inovação em educação, tendo um gosto especial pelas humanidades e a proteção do ambiente. É um membro integrante da equipa do Change Makers, disposto a apoiar todos os que se juntarem à aventura de aprender sem medo de errar.

Vinícius Oliveira

Vinicius é doutorado em Física, na área de Astronomia e Astrofísica, com vasta experiência na docência, desde ensino secundário até mestrado, também tem tempo acumulado em astronomia observacional, profissional e amadora. Vinicius é co-host em um podcast de debate científico, onde utiliza suas habilidades de edição de áudio na produção dos episódios. No Change Makers, Vinicius se direciona para programação, área em que ele é fanático desde os 10 anos de idade, e se descobriu na impressão 3D, criando modelos de astronomia e ciências em geral. Ao mesmo tempo, também é um utilizador da cortadora laser e da fantástica máquina CNC, além de usar os seus dons de programação em micro:bit, arduino e rapisbery Pi. O fato é que através de sua experiência profissional, Vinicius percebeu que a educação é a base mais forte para o desenvolvimento pessoal e de uma sociedade.