Explorar o céu com o Stellarium

Público-Alvo: Para todas as pessoas com idade superior a 10 anos.

Duração: 3 horas.

Datas: 13 de Maio de 2023 das 10h às 13h.

Vamos aprender a observar o céu nocturno e diurno com o Stellarium (http://stellarium.org/pt/) – um software gratuito que simula o céu à escala, assim como a utilização de dispositivos ópticos, tais como binóculos e telescópios directamente no computador ou no telemóvel.

O Stellarium é útil para estudar e aprender a Astronomia permitindo alterar vários parâmetros de observação no presente, passado e futuro, incluindo a localização na terra e noutros planetas.

Porquê este tema?

A astronomia é uma área multidisciplinar que relaciona a física, a química, a matemática, a geologia, o desenvolvimento tecnológico no presente, no passado e no futuro, etc. Através dela aprendemos o significado da interrelação das várias áreas do saber humano e das artes. Para além disso, a astronomia ensina-nos o quão grande é o universo e o nosso lugar no cosmos por relação aos outros objectos estelares, assim como a fragilidade deste cantinho do universo, que é a terra, e a necessidade de preservá-la para o bem comum.

Como objectivo para este workshop o Change Makers propõe o seguinte:

  • Instalação do Stellarium e configuração inicial;
  • Apresentação das funções básicas do Stellarium;
  • Utilização de scripts incorporados no Stellarium;
  • Apresentação do planetário virtual Worldwide Telescope (WWT) – uma ferramenta Web disponibilizada pela American Astronomical Society (AAS).

Se tem curiosidade em aprender os termos mais “técnicos” e ter um olhar mais profundo sobre os temas a abordar no workshop: