Workshop de introdução à Eletrónica e Programação

Público-Alvo: Toda a comunidade dos 10 aos 100 anos (ou crianças a partir dos 6 anos acompanhadas de participantes maiores de idade).

Este workshop é para todas as pessoas que querem aprender, independentemente do seu nível de escolaridade ou grau de conhecimento sobre o assunto

Data: a anunciar

Valor: workshop gratuito

Datas anteriores:

  • 11 de Junho de 2022
  • 11 de Março de 2023

Alguma vez pensou que aprender sobre eletrónica e programação podia ser tão fácil e que a oportunidade lhe apareceria a bater assim à porta? A equipa do Change Makers convida todos e todas que tenham curiosidade sobre o que são a eletrónica e a programação e como se podem aplicar no nosso dia-a-dia, de forma divertida e através de atividades práticas! Seja qual for a sua idade, desde crianças a idosos, todos são bem-vindos! Vamos brincar e aprender juntos, metendo as mãos na massa!

Através deste workshop, seja qual for o seu nível de estudos ou de conhecimentos na área, todos aprenderemos sobre os princípios básicos de programação computacional, física, matemática e mecânica. E no meio disto tudo, cada um pode dar asas à imaginação e introduzir a sua criatividade artística no processo.

Porquê este tema?

Atualmente, temos acesso a computadores, tablets e smartphones. Sabendo que o futuro é sinónimo de tecnologia, é importante que todos os que usam estas tecnologias as possam conhecer e aplicar em seu proveito de forma inteligente e conhecedora.

As atividades propostas conduzem os participantes passo a passo pelo mundo da eletrónica e da programação e enquanto brincam com os materiais, irão naturalmente aprendendo:

– Os 3 pilares da eletrónica: voltagem, corrente e resistência;
– O que são circuitos eletrónicos;
– O que são sinais analógicos e digitais e como os controlar;
– Tipos de atuadores (atuadores elétricos em detalhe);
– O que são sensores e como trabalham;
– Conhecer placas programáveis – Arduino e Microbit – e com elas explorar sensores e atuadores de circuitos eletrónicos.


Se tem curiosidade em aprender os termos mais “técnicos” e ter um olhar mais profundo sobre os temas a abordar no workshop: