Introdução ao desenho vectorial em Inkscape

Público-Alvo: Toda a gente dos 10 aos 100 anos! (ou crianças a partir dos 6 anos acompanhadas por participantes maiores de idade)

Duração: 3 horas.

Datas: a anunciar

Datas anteriores:

  • 4 de Fevereiro de 2023

Ao contrário das imagens baseadas em pixels coloridos, cuja qualidade depende da sua resolução, as imagens vectoriais são baseadas em pontos, linhas, curvas e formas construídas matematicamente, podendo essas imagens ser reproduzidas em qualquer tamanho sem perda de qualidade.

Nesta oficina vamos aprender a utilizar as ferramentas principais do software de desenho vectorial Inkscape para desenho livre e manipulação vectorial de imagens pixelizadas.

Porquê este tema?

O desenho vectorial é amplamente utilizado numa vasta gama de profissões (ex: designer, ilustrador, web designer, etc) e actividades (ex: marketing, branding, etc ) por exemplo para criar para cartões de visita, posters, placards, páginas na internet, etc. A aquisição deste tipo de competência é cada vez mais pertinente no mundo profissional, académico e do mercado de trabalho

Como objectivo para este workshop o Change Makers propõe oferecerr ferramentas e conhecimentos introdutórios de desenho vectorial em Inkscape para:

  • Desenho livre (nomeadamente para a criação de logotipos)
  • Manipulação vetorial básica de imagens pixelizadas.



Se tem curiosidade em aprender os termos mais “técnicos” e ter um olhar mais profundo sobre os temas a abordar no workshop: