Introdução à modelação e impressão 3D

Público-Alvo: Toda a comunidade dos 10 aos 100 anos (ou crianças a partir dos 6 anos acompanhadas de participantes maiores de idade).

Este workshop é para todas as pessoas que querem aprender, independentemente do seu nível de escolaridade ou grau de conhecimento sobre o assunto.

Data: Sábado, 1 de julho das 10h às 13h

Datas anteriores:

  • 18 de Junho de 2022
  • 1 de Janeiro de 2023

Sabia que hoje em dia existem impressoras que imprimem objetos em 3D, e isto veio revolucionar diversas áreas de trabalho e de lazer? Por exemplo … Precisa de um novo porta-chaves? Fácil, basta “desenhar” num programa específico e mandar imprimir! Uma peça do carro partiu-se? Pode também imprimir!

Venha ao Change Makers descobrir o mundo das impressões 3D e veja o processo em primeira mão. Com sorte, ainda leva algo feito por si para casa!

Porquê este tema?

A modelação 3D e a respetiva impressão de peças tem aplicação em várias áreas do conhecimento, desde a prototipagem de componentes para a indústria automóvel, passando pela construção civil ou mesmo a o ensino da matemática ou geografia, ou até a indústria médica.

Pretende-se com este workshop que os participantes:

– Entendam o essencial da modelação e impressão 3D e o seu potencial.
– Compreendam os vários tipos de impressoras e a sua adequação a diferentes fins
– Saibam como funciona uma impressora 3D.
– Conheçam as tecnologias de modelação e impressão 3D (software de modelação, slicing e regras de impressão).
– Descubram diferentes aplicações do que aprenderam para o seu dia-a-dia.

Nota: Neste workshop iremos introduzir os conceitos básicos de impressão 3D. Os participantes terão a oportunidade de participar no workshop avançado (cujas datas serão anunciadas) que aprofundará os conhecimentos e dará a oportunidade de desenvolvimento de projetos personalizados.


Se tem curiosidade em aprender os termos mais “técnicos” e ter um olhar mais profundo sobre os temas a abordar no workshop: